Segundo o site Vnunet o vírus informático, Worm/MiMail, identificado na sexta-feira e difundido via email, está a espalhar-se a um ritmo considerado alarmante por especialistas neste tipo de códigos maliciosos, ouvidos pela mesma fonte.

Worm/MiMail é o nome deste novo vírus que utiliza a Internet, aproveitando uma falha do Internet Explorer da Microsoft, para difundir o vírus executável que correrá então no disco rígido do computador infectado.

Para atingir os seus objectivos, este código malicioso "disfarça" o seu remetente, utilizando endereços electrónicos que recolhe em ficheiros locais de clientes. Ao chegar à caixa de correio do utilizador - num formato semelhante ao de uma mensagem do administrador (por exemplo, admin@casadosbits.pt)- apresenta-se com um anexo em zip chamado "message.zip", o qual contém o ficheiro "message.html". Em seguida, tirando partido das falhas de segurança do Internet Explorer, produzirá um ficheiro executável e corrê-lo-á.

A Panda Software, empresa especialista em software anti-vírus, emitiu já um comunicado oficial em que alerta para o perigo que este vírus representa, afirmando que "este é um código malicioso com capacidade de rápida difusão pela Internet. De forma espalhar-se o vírus tira partido de duas das vulnerabilidades do Internet Explorer, para as quais a Microsoft entretanto lançou os respectivos códigos de correcção". Estes código de correcção, disponibilizados pela Microsoft podem ser encontrados nestesite.

Na última semana, os alertas das autoridades norte-americanas intensificaram-se depois de investigações do FBI e Departamento de Segurança da Casa Branca terem detectado movimentos anormais nos chats frequentados por hackers. As autoridades alertavam para o facto de poder estar a ser desenvolvido um exploit para uma falha de segurança detectada e já reparada em várias versões do DirectX. As notícias veiculadas na passada semana sublinhavam ainda a proximidade da conferência Defcon, um dos acontecimentos mais importantes para a comunidade hacker, a nível mundial.



A BBCNews adianta que o Worm/MiMail, detectado na sexta-feira começou apenas hoje a provocar verdadeiros estragos, sendo possível que a abertura de email, recepcionado pelas empresas durante o fim-de-semana e abertos hoje pelos funcionários, esteja na origem do problema.




Notícias Relacionadas:
2003-07-31 - Autoridades norte-americanas alertam para possibilidade de novo ataque hacker

2003-06-11 - Microsoft entra no mercado de anti-vírus com aquisição da GeCAD
2002-01-17 - Segurança e privacidade em primeiro plano na nova estratégia Microsoft
2001-04-02 - Mais uma falha de segurança no Internet Explorer