A Microsoft confirmou que as suas consolas vão passar a suportar o serviço de cloud gaming da Xbox, já a partir deste Natal. A integração do xCloud na Xbox One e na Xbox Series S/X vai permitir aos jogadores que reproduzam jogos de forma instantânea, diretamente da biblioteca do Xbox Game Pass. Na prática, será até possível experimentar jogos antes de os descarregar.

São mais de 100, os jogos que vão estar disponíveis nesta fase inicial da integração. Uma outra funcionalidade que chega com esta novidade é a possibilidade de saltar diretamente para um jogo multijogador, assim que é recebido um convite de um amigo - até porque desta forma, nem é necessário esperar que o jogo descarregue.

Microsoft forma estúdio para criar jogos exclusivos para a xCloud e contrata veterana da Google Stadia
Microsoft forma estúdio para criar jogos exclusivos para a xCloud e contrata veterana da Google Stadia
Ver artigo

Os menus da Xbox vão ser atualizados para que possa ser exibido o ícone da cloud nos títulos que estão disponíveis com esta tecnologia.

Sabe-se que será possível fazer streaming a 1080p e a 60 frames por segundo. A Microsoft acredita que o maior argumento de venda para o serviço está na possibilidade de experimentar jogos antes de os descarregar.

A novidade significa também que vai ser possível correr jogos na Xbox One que, até então, eram exclusivos das consolas de nova geração, como é o caso de Microsoft Flight Simulator ou The Medium.

Os anúncios foram feitos na apresentação que a tecnológica norte-americana fez esta terça-feira na edição 2021 da Gamescom. A decisão vai ao encontro da missão de disponibilizar o seu catálogo de jogos em todos os dispositivos.

Mais importa sublinhar que o xCloud vai estar disponível para todos os membros do programa Xbox Insiders já no outono. A disponibilização ao grande público vai acontecer de forma gradual nos meses seguintes.