A Yahoo apresentou ontem um novo sistema que classifica como "o futuro da pesquisa" e afirma ser o "mais rápido alguma vez visto". Para isso, combina a apresentação instantânea de resultados - apresentação de resultados à medida que são digitados os termos a pesquisar - com "respostas" instantâneas.

Quando um internauta faz uma pesquisa online, não procura links, procura respostas, disse aos jornalistas o director de produto, Blake Irving. É isso que a empresa quer fornecer com a nova abordagem.

Assim, quando um utilizador escrever, por exemplo, "amzn", é-lhe automaticamente mostrada uma caixa com citações ("respostas") sobre a Amazon.com.

No caso de termos para os quais o motor não encontre "respostas", apresenta, também de forma instantânea, os links relacionados com o assunto, à semelhança do que fazem outros serviços, mas recorrendo a uma caixa diferente para a apresentação dos resultados.

Nessa caixa, mesmo antes de começar a escrever o que pretende procurar, o internauta tem acesso a uma lista dos termos mais pesquisados nos últimos dez minutos. Se quiser, por exemplo, saber como está o tempo numa cidade, basta digitar o nome da mesma, que é apresentado um quadro com as previsões para os próximos três dias.

O serviço conta com "respostas" para 15 categorias, onde se incluem entidades, filmes, atletas profissionais, música, celebridades, informações meteorológicas, notícias, compras, informações de âmbito local e acções.

A novidade ganhou o nome de Search Direct e, por enquanto, apenas está disponível em inglês, através de um site próprio, mas o sistema será aplicado a todas as caixas de pesquisa da Yahoo, garantiu o responsável, sem avançar datas.

O lançamento faz parte dos esforços da empresa para assegurar uma posição no mercado das pesquisas online, apostando em diferenciar-se pela experiência do utilizador, depois de ter acordado com a Microsoft a utilização da infra-estrutura tecnológica de pesquisa do Bing - que lhe permitiu concentrar recursos em novidades como a agora apresentada.