O portal Yahoo e a Cisco Systems estabeleceram uma parceria para desenvolver uma ferramenta de combate à propagação de spam. A ferramenta, apelidada de DomainKeys Identified Mail (DKIM) é baseada no sistema DomainKeys da Yahoo e no Internet Identified Mail da Cisco, mas pode ser utilizada por outras companhias interessadas.
A tecnologia DomainKeys do Yahoo utiliza criptografia por chaves públicas para autenticar o remetente de um email no nível de domínio, ou seja, o sistema de envio gera uma assinatura que será verificada no acto de recepção. O mecanismo da Cisco também tem criptografia mas associa esta assinatura com a mensagem em si.
Agora o DomainKeys Identified Mail vai combinar estes dois sistemas, verificando assinaturas por meio da chave pública e utilizando a tecnologia de assinatura no cabeçalho para garantir a veracidade e consistência das mensagens enviadas. A tecnologia vai ser oferecida gratuitamente a outras companhias, numa tentativa de reduzir a quantidade de mensagens indesejadas que circulam pela Internet.
A autenticidade do email é cada vez mais importante porque normalmente, os spammers utilizam endereços falsos para enviar as mensagens não solicitadas. A Yahoo e o Google já implementaram o DomainKeys aos seus serviços de correio electrónico.
O responsável por produtos anti-spam da Yahoo, Miles Libbey, informou que recebe mais de 350 milhões de mensagens por dia assinadas com o DomainKeys, mas não adianta se pretende substituir esta tecnologia quando o DKIM estiver concluído.
Notícias Relacionadas:
2005-06-02 - Países em desenvolvimento são mais vulneráveis ao spam
2005-05-25 - Campanha contra spam junta autoridades e ISPs de vários países
2005-03-28 - Aliança junta Estados Unidos e Grã-Bretanha no combate ao spam
Em destaque
-
Multimédia
Football Manager 26 regressa depois de um ano "lesionado". É para ganhar o campeonato? -
Site do dia
Ondas de 20 metros registadas a partir do espaço funcionam como "mensageiras" de tempestades -
App do dia
Viva a história emocionante de Anne através da resolução de puzzles -
How to TEK
Foi adicionado a um grupo no WhatsApp por alguém que não conhece? Saiba como sair de “mansinho” e reportar
Comentários