Resolvendo finalmente um dos principais entraves à comunicação entre diferentes sistemas de Instant Messaging, a Yahoo e a Microsoft anunciaram ontem um acordo que permite a troca de mensagens entre o Yahoo Messenger e o MSN Messenger, garantindo ainda a comunicação de voz. O acordo não abrange ainda outros sistemas, como o da AOL e do Google, mas as empresas afirmaram que não vão recusar essa possibilidade.



Desde o lançamento dos sistemas de Instant Messaging que foram tentadas várias possibilidades de acordo para interoperabilidade entre as aplicações, sempre falhadas. Um utilizador que tenha contactos no Yahoo Messenger e no MSN Messenger terá de usar ambos os sistemas para comunicar, sendo que muitas vezes a abertura em simultâneo das duas aplicações provoca instabilidade do sistema operativo.



Com o lançamento do Google Talk, que assumiu desde o início que iria procurar a compatibilidade com outras aplicações de messaging, num movimento contrário ao seguido durante anos pela Microsoft, a Yahoo e a AOL, a concorrência aumentou e diversos analistas justificam este acordo como uma forma de defesa.



A interoperabilidade entre as aplicações de IM da Microsoft e Yahoo deverá estar operacional só no segundo trimestre de 2006, mas está limitada à troca de mensagens de texto, informação de presença, emoticoms e chamadas PC a PC, não estando para já previsto outro tipo de interactividade, como as chamadas de vídeo, por exemplo, ou a garantia de ligações para números de rede fixa ou móvel.



Embora sem recusar a possibilidade de interligação posterior com os sistemas da AOL e do Google, Dan Rosensweig, CEO da Yahoo, explicou em conferência de imprensa que é necessário resolver primeiro os problemas técnicos de interligação entre o Yahoo Messenger e o MSN Messenger.



Algumas aplicações de IM multiprotocolo permitem já a troca de mensagens entre os vários sistemas, mas são claramente minoritárias em termos de quota de mercado. De acordo com dados da ComScore Media Metrix, relativos a Agosto, o MSN Messenger lidera a lista das aplicações mais usadas com 185 milhões de registos, seguida do Yahoo com 82,1 milhões e da AOL com 61,2 milhões.

Notícias Relacionadas:

2005-08-24 - Google estende tentáculos com serviços de Instant Messaging e VoIP

2002-07-25 - AOL desiste de projecto para a compatibilidade entre sistemas de instant messaging