A Overture Services acaba de ver o seu contrato com o portal Yahoo – no sentido deste adoptar na sua listagem de resultados de pesquisa o modelo de posicionamento pago – renovado por mais três anos. Os bons resultados do sistema denominado "Yahoo! Sponsor Matches" parecem estar na base desta decisão.



Esta decisão vem assim colocar um ponto final na possibilidade do portal se associar ao motor de busca Google que disponibiliza serviços semelhantes à Overture. De lado fica também, para já, a hipótese do Yahoo adoptar tecnologia própria, contemplada no primeiro acordo.



O serviço acordado permite às empresas garantir um melhor posicionamento nas páginas de resultados de pesquisas pagando por tal, em vez de depender de algoritmos de inteligência artificial ou recomendações editoriais.



De salientar que a Overture, antiga GoTo, tem assinados contratos semelhantes com a America Online, Netscape, Lycos e Altavista. A empresa ganha uma média de 40 por cento dos lucros dos portais seus parceiros.



Notícias Relacionadas:

2002-04-08 - Overture processa Google alegando violação de patente

2001-11-14 - Yahoo! integra serviço de resultados de pesquisa pagos da Overture

2001-09-11 - GoTo transforma-se em Overture