E se um jovem pudesse estudar enquanto está a jogar, a arrumar o quarto ou até a fazer exercício físico? Esta é a proposta da startup portuguesa Ypodcast através do serviço Yourlearn: disponibilizar podcasts que os estudantes podem consumir em qualquer situação e de forma fácil.

O som é aqui um elemento importante pois é uma das formas de comunicação mais intimistas que existem. “Os estudantes podem estar a fazer muitas outras coisas, serem multitasking”, salienta Marlene Ribeiro em conversa com o TeK.

E para a responsável pelo projeto o som também tem vantagens ao nível da memorização que os conteúdos visuais muitas vezes não conseguem atingir. No entanto Marlene Ribeiro está consciente de que esta pode não ser uma metodologia que funciona com toda a gente, mas que no geral “funciona bem”.

Os podcasts foram criados com a ajuda de duas professoras que também têm experiência em atividades de explicações e a linguagem usada é a mais aproximada possível da linguagem corrente. Fica o exemplo de um clip do módulo "Da Segunda Guerra ao início da década de 80":

Os conteúdos foram baseados no programa do Ministério da Educação e da Ciência sendo que neste momento estão disponíveis podcasts para três matérias: Português, História A e História B.

[caption]Yourlearn[/caption]

Existem alguns podcasts que são gratuitos, mas para ter acesso a todos os clips de áudio será preciso fazer um investimento. Os preços variam entre os 5,99 e os 26,99 euros, desde os conteúdos mais básicos até aos programas completos de duas disciplinas. Para “celebrar” o lançamento do serviço a Ypodcast está a promover descontos de 40% na aquisição de conteúdos.

Os podcasts estão disponíveis para consumo no computador, mas também vão ficar disponíves através aplicações móveis: Android na sexta-feira, dia 29, e para iOS numa data posterior. E além deste facilitismo, o estudante se quiser só ouve os clips de som relativos às matérias que não entendeu tão bem ou nas quais tem mais dificuldade. A responsável pelo projeto salienta que este é um modo de estudo complementar já que os podcasts são resumos da matéria.

Marlene Ribeiro admite que transportar o mesmo conceito para a Matemática e outras disciplinas que trabalhem com números é um desafio, mas isso “não impede de fazer conteúdos para outras disciplinas e a aposta no áudio é para continuar muito forte”.

A Ypodcast, que está incubada na Startup Braga, é neste momento uma empresa especializada na produção de conteúdos audiovisuais sobretudo para a área do turismo, mas uma experiência bem sucedida em 2014 na área do ensino mostrou que havia mercado para explorar melhor o segmento dos podcasts como metodologia de apoio no estudo.

Rui da Rocha Ferreira