A nova atualização do YouTube para a app Android e browser de PC introduz o sistema de hashtags (#) utilizados nas redes sociais como o Instagram, Twitter e Facebook para sobressair termos que facilitem os utilizadores a encontrarem os respetivos conteúdos. Poderá utilizar os hashtags tanto nos títulos dos vídeos como nas próprias descrições para ajudar o sistema a “arrumar” o conteúdo.

Esta medida vai de encontro às queixas dos produtores que acusam a plataforma e o seu sistema de algoritmos de não entregar os conteúdos a quem os procura. O YouTube refere no seu blog, que para encontrar vídeos sobre assuntos populares, pode fazer procuras de hashtags ou clicar numa palavra marcada de um vídeo. Serão depois listados todos os conteúdos associados ao termo.

Atenção, no entanto, que segundo as regras da plataforma de vídeo não poderá utilizar hashtags relacionadas com “clickbait”. Da mesma forma não poderá utilizar palavras que humilhem indivíduos ou grupos, assim como as que promovam violência, ódio, de carisma sexual e explícito. Caso isso aconteça os vídeos serão bloqueados no canal.