Chama-se YouTube Play e entre os seus impulsionadores tem, tal como o nome sugere, o popular canal de vídeos do YouTube e uma das grandes referências mundiais na área da cultura, a Solomon R. Guggenheim Foundation no objectivo comum de encontrar e distinguir talentos na produção de vídeos online.

Lançada esta segunda-feira, a iniciativa vai decorrer de dois em dois anos e destina-se à comunidade artística internacional, profissional e amadora, mas sobretudo aos ciberadeptos da criação em vídeo, aceitando inscrições até 31 de Julho próximo.

Os participantes podem apresentar vídeos criados para o efeito ou já existentes, desde que realizados nos últimos dois anos, submetendo-os a www.youtube.com/play.

O género está ao critério de cada um, podendo variar desde a ficção ao documentário, passando pela experimentação ou até pela animação, não se admitindo, porém, nem trailers nem anúncios publicitários.

Os clips não podem ultrapassar os 10 minutos de duração e cada participante terá de fazer acompanhar o seu trabalho por uma "declaração de intenções".

Depois de uma primeira triagem de 200 trabalhos, um júri constituido por vários peritos ligados ao design, cinema e entretenimento irá seleccionar os 20 melhores, que estarão posteriormente em exposição entre 21 e 24 de Outubro nos museus Guggenheim de Nova Iorque, Berlim, Bilbao e Veneza, assim como no YouTube Play.

"A videocriação online é uma das formas de expressão pessoal mais inovadoras e comuns da actualidade. O YouTubePlay demonstra que tudo isto está ao alcance de qualquer um que disponha de um computador e de uma ligação à Internet", refere o director da Solomon R. Guggenheim Museum & Foundation, Richard Armstrong, citado pela imprensa internacional.