O YouTube prepara-se para estrear no próximo ano mais de uma dezena de canais temáticos. A medida faz parte de uma restruturação em marcha para o serviço que visa aproximá-lo de um concorrente direto dos canais televisivos online e da TV por cabo.

A oferta inicial será composta por 12 canais, mas prevê-se que o lote chegue às duas dezenas, todos em torno de temas como a arte, cultura e o desporto, avança o Wall Street Journal, citando fontes com conhecimento da remodelação em curso.

A estratégia inclui não só a remodelação do site para dar maior destaque aos novos canais temáticos, mas também o financiamento de conteúdos originais, que irão assegurar uma programação de várias semanais.

A empresa planeia gastar cerca de 100 milhões de dólares na produção de conteúdos low-cost, concebidos exclusivamente para a Web. Haverá ainda canais criados através da reunião de conteúdos já existentes no serviço, detalha a mesma fonte.

À medida que Internet e TV convergem, com cada vez mais televisores a disponibilizarem acesso a serviços e conteúdos online, a plataforma afirma-se como novo espaço de oportunidades de negócio para serviços que até então estavam, mais ou menos, "confinados" ao computador.

O serviço de partilha de vídeos da Google é um desses casos, e está apostado em "dar o salto", já em 2012. Resta saber se as novidades vão ultrapassar as fronteiras dos Estados Unidos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.