O YouTube Music pode ter chegado mais tarde ao mercado das plataformas de streaming de música, mas nem por isso se deixa arredar para canto. Como argumento, a empresa vai apresentando inovação e esta última funcionalidade do programa é sinal disso mesmo. Aos utilizadores, a tecnológica quer dar a conveniência de receberem as suas músicas preferidas no telefone sem terem de se preocupar em descarregá-las.

A funcionalidade chama-se Smart Downloads e serve para descarregar até 500 músicas nas quais tenha sido colocado um gosto por parte do user. A opção vai estar disponível para subscritores do YouTube Music Premium em aparelhos Android.

YouTube Music está mais barato para estudantes… e o YouTube Premium também
YouTube Music está mais barato para estudantes… e o YouTube Premium também
Ver artigo

Quando for ligada, esta funcionalidade vai escolher algumas das suas músicas preferidas para garantir que estas continuam disponíveis mesmo quando não tiver a possibilidade de se ligar à internet. Os downloads serão feitos apenas quando houver uma ligação Wi-Fi para poupar dados móveis. Ainda pela mesma razão, os utilizadores podem escolher quantas músicas querem descarregar de cada vez.

A Smart Downloads é uma variante da Offline Mixtape, que cria listas de reprodução com músicas adequadas ao gosto do utilizador para consumo offline.