Tal como havia anunciado em Abril, o Google prepara-se para introduzir uma ferramenta anti-pirataria no YouTube. Na altura ainda não estava definida a data de implementação da solução "Claim your Content" mas agora, de acordo com a Associated Press, a ferramenta deverá estar apta já em Setembro.



A novidade foi avançada por Philip S. Beck, advogado da Google, na passada sexta-feira aquando a audiência com um juiz no âmbito do caso que opõe Viacom e a empresa norte-americana por alegada violação de direitos autor na plataforma YouTube.



De acordo com o representante legal do Google, a empresa está a "trabalhar intensamente" na tecnologia de reconhecimento de vídeo "contando com o seu lançamento" já em Setembro.



A tecnologia desenvolvida pelo Google permitirá que os proprietários dos direitos de autor criem uma espécie de identificação digital para os conteúdos que produzem para que, quando um utilizador tentar fazer o upload de um vídeo protegido, os conteúdos sejam bloqueados.



Para isso, o Google está a colaborar com algumas das maiores companhias de media e entretenimento de forma a serem estabelecidas as ferramentas de identificação a utilizar por cada um.



As acusações de permissão de pirataria e os processos judiciais daí resultantes têm marcado o percurso do Google desde que adquiriu o YouTube no final do ano passado. Várias empresas de media acusam a companhia de não possuir qualquer método de filtragem que impeça os membros da comunidade de partilha o upload de vídeos que estão protegidos. Situações como estas levaram o Google a tomar uma posição, traduzida agora no lançamento da ferramenta "Claim your Content".



Contudo, e ao contrário do que era anunciado em Abril, a plataforma, pelo que se sabe agora, não irá exigir o pagamento de uma taxa de visualização por minuto para determinados vídeos, ou bloquear a visualização dos mesmos. O funcionamento da ferramenta assenta apenas no impedimento do upload de conteúdos protegidos.




Notícias Relacionadas:

2007-04-18 - Google apresenta ferramenta anti-pirataria para o YouTube