O YouTube vai passar a contar com mecanismos de controlo parental, que vão permitir aos pais bloquear a visualização de vídeos marcados como contendo conteúdo impróprio para jovens adolescentes.

A notícia é avançada esta quarta-feira pela CBS News, que cita fonte da empresa. De acordo com o canal televisivo, o anúncio surge depois de o serviço de partilha de vídeos da Google ter estado "debaixo de fogo" por parte dos pais que consideram alguns dos conteúdos disponíveis no site inapropriados para os filhos.

Os novos mecanismos que permitem aos pais controlar o acesso aos vídeos estão disponíveis desde hoje.

A ferramenta conta com a participação da comunidade de utilizadores, a quem o serviço pede para marcarem os vídeos quando estes contenham conteúdos impróprios para os mais novos.

Para tirar partido das novas funcionalidades, os pais precisam de activar o "Safety Mode", um novo modo de pesquisa que impede o acesso das crianças aos vídeos catalogados como contendo conteúdos impróprios, entre os quais se incluem nudez, pornografia, drogas, violência explícita e notícias contendo cenas de violência explícita.

Uma vez activado, o modo é aplicado a todos os utilizadores que usem o computador, para impedir que fazendo "log out" as crianças consigam aceder aos vídeos que lhes foram vedados. No entanto é possível configurar quais as contas abrangidas pelo filtro.

O modo de segurança é aplicado ao browser utilizado, por isso precisa de ser activado em todos os programas usados para o efeito onde se queira garantir a filtragem dos conteúdos.

Note-se, no entanto, que o filtro não funciona quando o utilizador estiver a usar o modo de navegação privada do browser.