Navegar pela extensa biblioteca de vídeos do YouTube nem sempre é uma tarefa fácil, mas a plataforma da Google decidiu introduzir novas funcionalidades para ajudar os utilizadores a encontrarem o que desejam e para melhorar a sua experiência de pesquisa.

Entre as novidades destaca-se uma funcionalidade que dá aos utilizadores a possibilidade de visualizarem os diferentes capítulos que compõem um vídeo enquanto pesquisam, permitindo encontrar a informação que procuram mais rapidamente.

YouTube | Novidades de pesquisa na plataforma
Funcionalidade de pesquisa por capítulos. créditos: YouTube

No seu blog oficial, o YouTube explica que, quando disponíveis, as imagens dos capítulos detalham os diferentes tópicos falados num determinado vídeo de modo a que seja possível “saltar” diretamente para a secção de maior interesse.

Já entre as novidades que chegam à versão mobile do YouTube, a plataforma indica que, à medida que avançam nas suas pesquisas, os utilizadores poderão ver pequenos trechos dos vídeos destacados, uma funcionalidade que já estava disponível na versão para desktop ao passar o cursor sobre um determinado vídeo.

O YouTube está também a tomar medidas para tornar a informação presente nos vídeos mais acessível e inclusiva para todos os utilizadores. Assim, a plataforma vai começar a incluir títulos, descrições e legendas automaticamente traduzidas quando não existe conteúdo relevante disponível na língua falada pelo utilizador.

YouTube | Novidades de pesquisa na plataforma
Funcionalidade de tradução automática de títulos, descrições e legendas. créditos: YouTube

Para já, a funcionalidade de tradução automática começará por ser implementada em vídeos em inglês e, numa fase inicial, os testes serão limitados à versão mobile do YouTube na Índia e Indonésia, embora a empresa esteja a planear expandi-la para mais países no futuro tendo em conta o feedback recebido.