O povo português está no Google Doodle através de uma representação do Zé Povinho em homenagem ao 167º aniversário do nascimento de Rafael Bordalo Pinheiro, o criador da personagem satírica que ainda é representativa da sociedade nacional.

O artista português especializado em caricaturas e esculturas de cerâmica nasceu a 21 de março de 1846 e imortalizou-se no tempo através da criação da figura do Zé Povinho.

Apesar de Portugal ser hoje um país menos dedicado ao campesinato, a figura de um povo empobrecido continua a ser usada para ilustrar e satirizar a crise económica que o país tem atravessado.

A gigante tecnológica norte-americana decidiu prestar uma homenagem a Rafael Bordalo Pinheiro e todos os internautas portugueses que acedam ao motor de busca podem ver uma representação a la Google do Zé Povinho.

[caption]Ze Povinho Google Doodle[/caption]

Noutras celebrações, a Google já dedicou outros Doodle a Cassiano Branco, arquiteto responsável pela criação do Portugal dos Pequeninos, ao Elétrico de Lisboa, ao poeta Fernando Pessoa, à fadista Amália Rodrigues e ao escritor Antero de Quental.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico