(atualizada) Os primeiros passos estão dados e as pesquisas iniciais feitas, garantindo uma base de dados para arrancar com 9.500 restaurantes listados, e amanhã estreia um site em português e uma aplicação adaptada ao mercado nacional.

Nos últimos meses uma equipa de 25 pessoas calcorreou ruas, entrou em restaurantes e introduziu a informação que permitirá à Zomato arrancar com o serviço amanhã já com uma listagem considerável de informação, mas que será continuamente atualizada.

O modelo é o mesmo que a Zomato já utilizou noutros países onde lançou a plataforma de pesquisa de restaurantes depois de ter sido fundada na Índia em 2008 por Deepinder Goyal e Pankaj Chaddah.

A primeira operação internacional foi estreada em setembro de 2012 nos Emirados Árabes Unidos, mas atualmente a Zomato já está presente em 41 cidades em 12 países, contando já com Portugal. Reino Unido, Brasil, Índia, Emirados Árabes Unidos, África do Sul, Nova Zelândia, Filipinas, Indonésia, Turquia, Sri Lanka e Qatar são os países já “descobertos” pela Zomato.

A escolha de Portugal para estrear o conceito na Europa (não considerando o Reino Unido) não foi uma casualidade. “Portugal tem uma cultura gastronómica vibrante e uma indústria de restauração muito forte, o que o torna um mercado ideal para nós. Para além disso, a taxa de utilização de internet e smartphones é muito alta, o que faz com que Portugal seja um país muito promissor”, explicou ao TeK Pankaj Chaddah.

A empresa planeia investir entre 2 a 4 milhões de dólares na sua expansão em Portugal, e para além das 15 pessoas já contratadas está a planear criar mais 25 postos de trabalho até final do ano. “O nosso objetivo é o mesmo em todos os novos mercados - tornar a Zomato a plataforma de descoberta de restaurantes no top-of-mind dos portugueses”, sublinha o fundador do projeto.

A par da estreia em Portugal está também pronta uma nova versão do website e da app a nível global, com uma aposta no reforço da interatividade e componente social da descoberta de restaurantes.

Ementas, fotos, mapas e contactos de mais de 9.500 restaurantes, incluindo cafés, bares e nightife, com sugestões baseadas na localização, fazem do serviço um dos mais completos na zona de Lisboa, sendo ainda possível partilhar opiniões e avaliações sobre os locais visitados.

A nível global, e apesar de ser uma empresa jovem, os números conseguidos são promissores: 16 milhões de utilizadores todos os meses e um total de 221.000 restaurantes listados nos países onde está presente. Para continuar a sua expansão a Zomato angariou recentemente 37 milhões de dólares por parte da Sequoia Capital e da Info Edge (India) Limited, somando um total de 53,5 milhões de dólares de financiamento.

Para já o objetivo é consolidar a aposta em Portugal, mas os próximos planos apontam para a expansão em mais países na Europa, Sudeste Asiático, Austrália e América do Norte e Sul.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Foi corrigida a referência ao investimento que tinha sido referido em euros e não em dólares.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico