O Governo avançou hoje com cinco novos concursos para apoiar a inovação nas Pequenas e Médias Empresas que, no conjunto, disponibilizam 110 milhões de euros para apoiar projetos de inovação. Os concursos estão integrados no programa Compete.



As empresas interessadas podem candidatar-se aos fundos apresentando os seus projetos. São elegíveis para concurso iniciativas como o registo de patentes com potencial de licenciamento ou criação de unidades de Investigação & Desenvolvimento nas empresas.



Podem ainda candidatar-se a financiamento empresas à procura de apoios para a aquisição de competências de I&D junto de outras empresas, investimentos na adaptação de produtos com vista à exportação e investimentos em projetos inovadores de base local e regional, detalha uma nota do ministério da Economia.



A mesma fonte explica que quatro dos cinco concursos lançados estão integrados no programa estratégico para o empreendedorismo e inovação. O prazo de candidaturas para os diversos concursos deverá ser de, pelo menos, dois meses. As candidaturas fazem-se através do Compete.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira