A décima terceira edição do congresso anual realizado pela Associação Para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) realiza-se este ano entre os dias 18 a 20 de Novembro. Nestes três dias vão estar em debate questões como: Sociedade de Informação, Democracia e Cidadania, Relançamento Económico e SI, Revisão 99 ou Tecnologias das Comunicações (reinvenção da Indústria).



Dentro dos grandes temas não está esquecida a proximidade da entrada em funcionamento (caso se mantenha a data) da terceira geração móvel, a importância de novas tecnologias (como o wi-fi), os esforços de digitalização do Governo ou o papel das PMEs na nova Sociedade da Informação. É notório um peso mais significativo das questões relacionadas com este último assunto.



Para o presidente do congresso, o advogado Vasco Viera de Almeida, "este será o ano de introdução de novos temas à discussão, como reflexo à criação de um conjunto de directivas europeias, entretanto transpostas para a legislação nacional ou com futuras implicações na vida dos Estados (eEurope 2005)", disse na cerimónia de apresentação do programa.



Para o responsável, é também importante destacar o facto desta décima terceira edição do congresso decorrer numa altura "em que pela primeira vez a vontade política se conjuga com uma série de factores externos de incentivo à mudança", na área das tecnologias.



O Congresso deste ano não tem lema, mas Norberto Fernandes, presidente da APDC explicou aos jornalistas que o seu principal objectivo é debater o papel da indústria na recuperação económica, assim como na modernização da economia nacional.



Notícias Relacionadas:

2002-11-26 - 12º Congresso APDC – Governos têm responsabilidades no actual estado das telecoms

2002-11-26 - 12º Congresso APDC - Mercado de Telecomunicações cresce entre 3,3 e 4,7% até 2005

2002-11-25 - Congresso da APDC com análise sobre sector das TMT