Elemento chave na anterior legislatura, o Plano Tecnológico mantém a sua importância e a liderança de Carlos Zorrinho, agora secretário de Estado da Energia e da Inovação, embora com um contexto mais adaptado à actual conjuntura. Com a maturidade do projecto as medidas já não são definidas na criação de bases de infra-estruturas físicas ou de competências, mas na internacionalização e competitividade da economia, adiantou hoje ao TeK o secretário de estado, à margem do Congresso da APDC.

"Na minha perspectiva e naquilo que é a minha leitura da situação económica do país, as novas medidas já não serão tanto para criação de contexto, mas que nos permitam crescer mais, ser mais internacional e criar mais emprego, a questão chave que vamos ter agora com a revisão do Plano Tecnológico", sublinhou Carlos Zorrinho.

Já na sua intervenção no segundo painel do Congresso, Carlos Zorrinho tinha admitido que o Plano Tecnológico já atingiu um ponto de maturidade e que é preciso fazer uma transformação do esforço e a sua aplicação no emprego e no crescimento da economia. Neste novo ciclo político as palavras-chave são a modernização e internacionalização, mas também a proximidade "para levar o oxigénio dos recursos onde houver tecido económico vivo", afirmou.

Apesar da mudança orgânica, o modo de funcionamento do Plano Tecnológico vai ser semelhante ao que se mantinha no Gabinete de Coordenação. "O Plano Tecnológico desde há muito tempo que deixou de ter uma agenda fechada. Foi inicialmente porque era preciso começar por algum lado, num conjunto de 78 medidas, mas o que fazemos desde então é retirar medidas que já não fazem falta ou aceitar sugestões dos ministérios, grupos de cidadãos ou empresas e colocá-las no terreno. E vamos continuar a fazer isso", explica Carlos Zorrinho.

Periodicamente haverá conselhos consultivos do Plano Tecnológico onde se fará o balanço das iniciativas realizadas e serão apresentadas novas medidas que entretanto surjam, com o apoio dos conselheiros, mas para já não está marcada nenhuma data para o próximo encontro.