Com o aproximar do Verão aumenta também o nível de spam em circulação nas caixas de email. De acordo com a Sophos, entre Abril e Junho, as redes sociais e os telemóveis foram os alvos preferenciais de "junk mail" e, no mês passado, a percentagem de mensagens de correio não solicitadas perfez 96,5 por cento do total de emails em circulação nos sistemas empresariais.



Os números representam um aumento de mais de quatro por cento face aos três primeiros meses do ano e fazem com que, actualmente, apenas um em cada 28 emails recebidos nas empresas sejam legítimos.



Graham Cluley, consultor da Sophos, refere em comunicado que, se as empresas estão na Internet "vai ser difícil manter o negócio sem uma protecção anti-spam activa. Caso contrário a quantidade de lixo electrónico em circulação vai anular a correspondência legítima enviada por clientes e fornecedores".



De acordo com a Sophos, o spam é quase sempre enviado de computadores inseridos em redes bot manipuladas por hackers. As acções maliciosas são, na sua maioria conduzidas com objectivos financeiros através de esquemas que aproveitam falhas nos sistemas de segurança nas redes empresariais ou até pessoais.



Por fim, a empresa destaca que a maioria dos ataques de spam é conduzida a partir de países como os Estados Unidos (14,9 por cento), Rússia (7,5 por cento) e Turquia (6,8 por cento).



Notícias Relacionadas:

2008-07-04 - Empresas descuram segurança dos seus computadores