A Nokia anunciou um acordo com a Accenture através do qual são estabelecidos os termos de venda da Symbian Professional Services. A empresa oferece serviços de consultoria e apoio ao desenvolvimento de produtos dirigidos a fabricantes de telemóveis, fabricantes de chips e operadores móveis utilizadores da plataforma Symbian.

Entre os serviços prestados pela Symbian Professional Services encontram-se suporte técnico avançado, técnicas para melhorar a performance, diagnósticos avançados de erros, entre outros, explica a Nokia em comunicado.

A unidade é composta por 165 engenheiros e consultores, na maioria localizados no Reino Unido, Japão, Austrália, Coreia e Finlândia, que serão integrados na Accenture.

Os detalhes financeiros do negócio não foram revelados.

O sistema operativo para smartphones Symbian nasceu em 1998 e na altura era uma parceria entre Nokia, Samsung, Sony Ericsson, Panasonic e Ericsson.

Em 2008 a Nokia passou a ser a única detentora da empresa que explorava a plataforma, anunciando logo em seguida a criação de uma fundação a partir da qual a comunidade pode contribuir para o desenvolvimento do sistema.

A Symbian Professional Services é uma empresa privada criada para acompanhar os clientes empresariais na implementação e fornecimento de soluções suportadas em Symbian.