Surpreendendo o mercado, os títulos do Google no primeiro dia de cotação na bolsa de Nova Iorque terminaram 18 por cento acima dos 85 dólares cobrados pela empresa aos investidores durante a IPO. As acções trocadas sob o símbolo GOOG começaram a sessão nos 100 dólares e fecharam nos 100,34 dólares. Já no after hours a cotação baixou 14 cêntimos por acção.



A entrada em bolsa da Google representa o fim de um processo complicado de IPO, iniciado em finais do passado mês de Abril. Nas últimas semanas, os reguladores bolsistas avisaram que estavam a investigar a possível existência de irregularidades na emissão de acções (ver Notícias Relacionadas), o que causou alguma apreensão no mercado.



Os 19,6 milhões de acções que começaram ontem a ser cotadas na Nasdaq representam menos de 10 por cento do capital total do Google. Só nos primeiros treze minutos de cotação foram negociadas 6,5 milhões de acções da empresa.




A Google acabou por fixar nos 85 dólares o preço por acção para a sua saída em bolsa, muito abaixo do intervalo previsto inicialmente de entre 108 a 135 dólares. No geral, os analistas consideram que a escolha pelo valor mais baixo foi uma decisão inteligente, já que oferecia igualdade de oportunidades, tanto a investidores profissionais como ao público em geral.



Notícias Relacionadas:

2004-08-18 - Google reduz preço de acções para IPO enquanto aguarda autorização da SEC

2004-08-17 - Leilão para compra de acções do Google termina hoje
2004-07-26 - Google define preço das acções para dispersão em bolsa

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.