Surpreendendo o mercado, os títulos do Google no primeiro dia de cotação na bolsa de Nova Iorque terminaram 18 por cento acima dos 85 dólares cobrados pela empresa aos investidores durante a IPO. As acções trocadas sob o símbolo GOOG começaram a sessão nos 100 dólares e fecharam nos 100,34 dólares. Já no after hours a cotação baixou 14 cêntimos por acção.
A entrada em bolsa da Google representa o fim de um processo complicado de IPO, iniciado em finais do passado mês de Abril. Nas últimas semanas, os reguladores bolsistas avisaram que estavam a investigar a possível existência de irregularidades na emissão de acções (ver Notícias Relacionadas), o que causou alguma apreensão no mercado.
Os 19,6 milhões de acções que começaram ontem a ser cotadas na Nasdaq representam menos de 10 por cento do capital total do Google. Só nos primeiros treze minutos de cotação foram negociadas 6,5 milhões de acções da empresa.
A Google acabou por fixar nos 85 dólares o preço por acção para a sua saída em bolsa, muito abaixo do intervalo previsto inicialmente de entre 108 a 135 dólares. No geral, os analistas consideram que a escolha pelo valor mais baixo foi uma decisão inteligente, já que oferecia igualdade de oportunidades, tanto a investidores profissionais como ao público em geral.
Notícias Relacionadas:
2004-08-18 - Google reduz preço de acções para IPO enquanto aguarda autorização da SEC
2004-08-17 - Leilão para compra de acções do Google termina hoje
2004-07-26 - Google define preço das acções para dispersão em bolsa
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários