A taxa de utilização dos serviços Internet em Portugal atingiu no final do primeiro trimestre de 2003 os 56 por cento, o que, em estimativa, indica que um em cada dois portugueses subscreve serviços de ligação à Internet. Os números foram hoje revelados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) indicam a existência de 5,74 milhões de subscrições de serviços de acesso à Internet, registando-se um crescimento de 11 por cento em relação ao final do ano de 2002.



Porém, estes números poderão não corresponder à realidade efectiva do uso da Internet em Portugal, como avisa a Anacom, já que 95 por cento destas subscrições são referentes a acessos por dial-up, que ascendem a 5.427 utilizadores. Muitos destes serviços são de registo gratuito e são taxados apenas mediante a sua utilização, o que facilita a subscrição de diferentes acessos por parte dos cibernautas.



Acresce a esta situação o facto de actualmente não existirem mecanismos de controle quanto à possível duplicação do registo pelo mesmo cibernauta, nem em relação à manutenção da actividade de ligação a um determinado ISP pelo utilizador. O que permite que o nome de um cibernauta se mantenha nos registos do ISP mesmo que já não utilize esse acesso há meses ou mesmo anos. Fonte da Anacom confirmou ao TeK que este mecanismo de controle não existe e que por enquanto os valores apresentados são baseados apenas nos números fornecidos pelos prestadores de serviços.



Em relação às ligações existentes à Internet os números mais fiáveis podem ser encontrados nos acessos em banda larga, onde os utilizadores registados têm de pagar mensalidades pelo serviço. De acordo com os dados agora divulgados, esta foi a modalidade de acesso à Internet que mais cresceu neste primeiro trimestre de 2003. O número de subscritores destes serviços, por cabo ou ADSL, aumentou 19% desde o último trimestre quantificado, embora seja ainda uma pequena percentagem (5%) do total dos acessos apurados neste período.


No final de Março de 2003 foram registados mais de 233 mil utilizadores de Internet por cabo, correspondendo a 75% dos acessos em banda larga, e mais de 76 mil ligações ADSL. Partindo de uma base de subscritores mais reduzida, o acesso ADSL ganha ao cabo em taxa de crescimento, registando neste trimestre uma subida de 47% nas subscrições.



Os números divulgados pela Anacom indicam ainda que existem 51 entidades registadas para prestar serviços de acesso à Internet, mas que apenas 26 se encontram actualmente em actividade.

Notícias Relacionadas:

2003-03-06 - Número de clientes de serviços de banda larga sobe 169 por cento em 2002