Yahoo e Microsoft adiaram a conclusão do acordo na área das buscas e publicidade, confirmado em Julho. As empresas deveriam ter definido os detalhes da parceria até ao passado dia 27, mas o objectivo revelou-se de complexidade maior do que o previsto.

"Dada a natureza complexa da transacção, permanecem por finalizar alguns detalhes”, justificou a Yahoo numa nota endereçada à Securities and Exchange Commission. “As partes estão determinadas em finalizar os acordos, fizeram grandes progressos até à data e pretendem concretizar a parceria o mais rapidamente possível”, acrescenta-se.

Num comunicado a Microsoft fez questão de salientar que o adiamento foi uma decisão conjunta, adiantando que o acordo deverá estar finalizado no início do próximo ano.

Recorde-se que o acordo assinado no final de Julho entre a Microsoft e a Yahoo prevê que ao longo dos próximos 10 anos a Yahoo use a tecnologia de pesquisa da Microsoft, suportada no Bing. Em troca, a Microsoft entrega à Yahoo a venda exclusiva da publicidade online relacionada com a pesquisa.

O acordo limita-se à tecnologia de busca e à publicidade associada. As empresas mantêm actividades completamente distintas no que se refere à presença online, exploração de publicidade para os portais e restantes áreas de negócio.