Nos últimos anos, o nível de utilização das aplicações de instant messaging (IM) nos locais de trabalho norte-americanos evoluiu, mas a um ritmo lento, revela a Pew Internet & American Life Project que prevê contudo um ganho acentuado da popularidade da ferramenta de comunicação instantânea para o curto prazo.



Um estudo conduzido nos primeiros quatro meses do ano, onde a empresa inquiriu mais de 2.200 internautas norte-americanos adultos, indica que 21 por cento dos indivíduos, ou cerca de 11 milhões, usam aplicações de IM no seu local de trabalho.



Os inquiridos que usam o instant messaging no emprego consideram que as aplicações incentivam a cooperação interna e aumentam a produtividade. Mas nem todas as mensagens trocadas no meio profissional têm como destinatários colegas de trabalho.



Entre os adeptos do IM no trabalho, 40 por cento refere ter como receptores das suas mensagens os colegas da empresa, embora 33 por cento indique costumar enviar mensagens instantâneas aos seus familiares e amigos. Vinte e um por cento dos inquiridos dizem costumar interagir com os dois grupos de igual forma.



Apesar de haver quem defenda que a utilização dos sistemas de mensagens instantâneas aumentam a produtividade no trabalho, há também quem considere que o IM não contribui minimamente para o trabalho de equipa, pelo contrário. A intriga é apontada como uma das principais distracções causadas pelo uso de tais aplicações. Para 47 por cento dos utilizadores o IM é encarado positivamente, representando momentos de pausa durante o dia de trabalho.



O estudo da Pew Internet revela igualmente que no total, 53 milhões, ou 42 por cento dos internautas adultos, conhece e já usou aplicações de instant messaging. Os grupos mais jovens são aqueles que aderem em maior número e com mais vontade ao IM. Sessenta e dois por cento dos internautas adultos com idades compreendidas entre os 18 e os 27 anos costuma trocar mensagens instantâneas e 46 por cento chega a preferir o meio ao correio electrónico. Já no grupo de idades compreendidas entre os 28 e os 39 anos apenas 18 por cento costuma enviar mais IMs do que emails.



A Pew Internet acredita que à medida que os jovens forem ficando mais velhos e ocuparem cargos profissionais de maior responsabilidade, transportarão com eles as ferramentas a que costumam recorrer, nomeadamente o instant messaging.



Um outro factor que irá contribuir para o crescimento da popularidade desta forma de comunicação no local de trabalho é a melhoria das suas características de segurança, actualmente uma das razões para as empresas recearem a sua adopção.



Notícias Relacionadas:

2004-07-16 - Microsoft, AOL e Yahoo anunciam interoperabilidade de IM para profissionais

2003-08-04 - Uso generalizado do Instant Messaging no sector financeiro preocupa IDC

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.