A Alcatel-Lucent prepara-se para despedir mil novos funcionários ao longo deste e do próximo ano na operação francesa. A informação, comunicada no final da semana aos sindicatos da empresa, irá afectar várias unidades, incluindo posições administrativas e de vendas em algumas actividades industriais.

A agência France Press, que avança a notícia citando uma fonte dos sindicatos, garante que os despedimentos vão afectar os serviços centrais da empresa, as subsidiárias dedicadas ao negócio empresarial e a subsidiária dedicada às soluções de radiofrequência.

A fonte citada pela agência também refere que embora os mil despedimentos previstos digam respeito a França, em breve podem ser anunciadas medidas idênticas para outros países.

O TeK falou com o porta-voz da Alcatel-Lucent em Portugal que garante não existirem planos de reestruturação no grupo para a operação local, onde trabalham actualmente cerca de 200 pessoas. A mesma fonte explica que ao longo dos últimos anos a subsidiária portuguesa foi alvo de várias medidas que a prepararam melhor para tempos mais difíceis, razão pela qual não tem sido alvo de intervenções nos últimos tempos, nem se prevê que venha a ser num futuro próximo.

O porta-voz da Alcatel-Lucent Portugal sublinha ainda que os despedimentos agora anunciados em França fazem parte do plano já comunicado pela empresa. A informação que agora foi passada aos sindicatos e que acabou por ser divulgada à imprensa é apenas uma actualização de números no âmbito do plano inicial anunciado. Não estão contemplados novos despedimentos para além dos que já estavam previstos.

Em 2007 a companhia que resulta da fusão entre a francesa Alcatel e a americana Lucent anunciou o despedimento de 12.500 funcionários. No final do mesmo ano admitia que ao longo de 2009 poderia ter de juntar ao número já anunciado outros 4 mil postos de trabalho. No final do ano passado o CEO da empresa falava em 6 mil novos postos de trabalho reduzidos, para que a empresa conseguisse as poupanças anuais necessárias para recuperar níveis de eficiência.