O Conselho de Administração da RIM escolheu o alemão Thorsten Hein para CEO, um cargo que até à data tem sido desempenhado pelos fundadores da empresa canadiana que criou o BlackBerry, Jim Basillie e Mike Lazaridis.

A nomeação, decidida por unanimidade, foi anunciada hoje, num comunicado à imprensa, depois de no domingo se ter ficado a saber que os anteriores responsáveis tinham abandonado a direção executiva.

"Em todas as empresas bem-sucedidas, desenvolvidas pelos seus fundadores, chega uma altura em que se entra numa nova fase de crescimento e é tempo dos fundadores passarem o testemunho a uma nova administração. O Jim e eu dirigimo-nos ao Conselho e dissemos-lhes que nos parece que esse momento chegou", afirma Mike Lazaridis na nota aos meios.

O, até hoje, co-CEO da empresa vai passar a desempenhar funções como vice-presidente do Conselho de Administração e membro do novo Comité para a Inovação. Jim Basillie mantém o cargo de membro do Conselho de Administração.

"Com o BlackBerry 7 disponível, o PlayBook 2.0 a chegar às lojas em fevereiro e o lançamento do BlackBerry 10 agendado para o final deste ano, a empresa está a entrar numa nova fase e sentimos que era chegada a altura de ganhar um novo líder (…). Jim, o Conselho e eu concordamos que esse novo líder deve ser Thorsten Heins", declara Mike Lazaridis.

A trabalhar na RIM desde dezembro de 2007, Thorsten Heins era um dos dois diretores de operações (COO) da fabricante canadiana, tendo até então desempenhado funções como vice-presidente da unidade de dispositivos móveis da companhia. Antes disso trabalhara na Siemens, onde tinha ingressado quando saiu da universidade, em 1984.

"Durante a sua passagem pela RIM, Thorsten demonstrou que possui o equilíbrio certo entre capacidade de liderança, experiência relevante da indústria e competências para levar a companhia para a frente. Ficámos impressionados tanto com as suas competências operacionais tanto na RIM como na Siemens", acrescenta a nota à imprensa.

Entretanto, a Research in Motion disponibilizou também um vídeo onde o novo responsável apresenta a sua visão para o futuro da empresa.

A mudança na liderança da fabricante do BlackBerry vinha sendo reclamada pelos investidores, depois de um 2011 difícil, com registos de problemas ao nível do funcionamento de alguns serviços dos telemóveis e dos resultados financeiros da empresa.

Mais recentemente, a companhia voltou a gerar críticas por parte dos analistas, na sequência dos sucessivos adiamentos da atualização ao tablet PlayBook e quando anunciou que a sua nova gama de telefones BlackBerry - encarada como uma espécie de "salvação" para a empresa, que continua a perder quota de mercado - só seria lançada no final de 2012.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes