A Amazon vai contratar seis mil pessoas a tempo inteiro, força de trabalho que vai ser distribuída por três centros que a empresa vai construir na Polónia. O complexo de Poznan e um dos que vai ficar em Wroclaw têm data de início de funcionamento marcado para agosto de 2014.

O segundo complexo que vai ser construído em Wroclaw tem inauguração agendada para 2015. Em períodos de pico de atividade - como o Natal por exemplo - as novas estruturas da Amazon vão absorver até outros nove mil postos de trabalho temporários.

A posição central da Polónia dentro do continente europeu, bem como a mão de obra qualificada foram dois motivos apontados pelo diretor de retalho da Amazon Europa, Tim Collins, para justificar o investimento, segundo escreve a Bloomberg. Sem revelar o valor do investimento feito, Tim Collins falou em "centenas de milhões de euros".

Portugal vai beneficiar com o investimento na medida em que os pedidos vão passar a ser processados com mais rapidez, sendo que o processo de distribuição dos produtos adquiridos também deve ser acelerado. Mas um dos grandes objetivos do investimento reside nos mercados russo e ucraniano.

O anúncio aparece pouco tempo depois de a empresa liderada por Jeff Bezos ter anunciado que iriam ser contratados 50 mil pessoas nos EUA para dar vazão às compras feitas durante a época das festividades.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico