A Amazon apresentou ontem os resultados do segundo trimestre do ano. O maior retalhista online do mundo reduziu prejuízos para os 43,3 milhões de dólares, contra resultados negativos de 93,6 milhões no período homólogo e as vendas aumentaram cerca de 37%, fixando-se nos 1,1 mil milhões de dólares.



Para o resultado contribuíram a subida do euro, face ao dólar, a descida das taxas de juro e a política de descontos que a empresa tem levado a cabo nos últimos meses e que já deram resultados nos trimestres anteriores, refere em comunicado. As vendas na Europa contribuíram com 55 milhões de dólares, para o resultado global.


Os resultados foram bem acolhidos pelo mercado que aplaude a política de desconto nos preços de envio e dos produtos, enquanto forma de aumentar receita. Para a performance contribuiu ainda a venda de 1,4 milhões de cópias do livro "Harry Potter and the Order of the Phoenix,", vendido para 175 países, incluindo Antárctica.



Comparativamente ao livro anterior a Amazon vendeu mais um milhão de cópias. A diferença dos números deve-se à política de descontos aplicada desta vez, que fez descer os preços até 40 por cento. O gigante norte-americano apurou que esta estratégia conseguiu atrair, só no que respeita às vendas do Harry Potter, 250 mil novos clientes à Amazon.



Só nos Estados Unidos as vendas no segmento de media aumentaram 14%, para os 449 milhões de dólares, contra uma subida de 6% no mesmo período do ano passado. A segunda área de negócio que mais contribuiu para o aumento global das vendas foi o segmento de electrónica e merchandise, com um crescimento de 36 por cento. As vendas nesta área fixaram-se nos 177 milhões de dólares.



A companhia avançou, numa conferência telefónica, que pretende continuar a política de descontos e estima terminar o ano com vendas na ordem dos 5,1 mil milhões de dólares, contra 4,9 mil milhões em 2002, o que representará uma subida de 30 por cento.

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