A Amazon Web Services anunciou o lançamento de uma nova infraestrutura AWS Local Zone em Lisboa, que vai complementar outra existente em Portugal, a AWS Edge Location. O objetivo é colocar a computação AWS e serviços de cloud junto dos grandes centros populacionais, indústria e TI, para que os seus clientes acedam às suas aplicações com uma latência mínima.

A empresa explica que a AWS Local Zone permite aos seus clientes utilizar localmente os principais serviços, enquanto se conectam ao resto das suas workloads que funcionam nas regiões AWS “com a mesma elasticidade, modelo pay-as-you-go, interfaces de programação de aplicações (APIs), e conjuntos de ferramentas”, é referido no comunicado.

AWS Local Zone

A AWS Local Zone está mais próxima dos utilizadores finais ou centros de dados nesses locais, de forma a suportar o desempenho máximo das suas aplicações. Exemplos como jogar videojogos remotos em tempo real, a criação de conteúdos multimédia e de entretenimento, streaming de vídeo ao vivo, assim como simulações de engenharia, realidade virtual e aumentada, etc. Além disso, a AWS diz que gere e dá suporte direto à AWS Local Zone, evitando assim aos clientes portugueses de custos adicionais na aquisição, operação e manutenção de infraestruturas em Lisboa para apoiar as aplicações de baixa latência.

Esta nova AWS Local Zone junta-se às 16 existentes nos Estados Unidos e estão planeadas mais 31 a serem lançadas em 26 países espalhados pelo mundo durante 2022.

“Esta nova AWS Local Zone é uma continuação do nosso investimento para apoiar clientes de todo o tipo, e o compromisso de acelerar a inovação, levando a infraestrutura da cloud a mais locais em Portugal”, afirma Miguel Álava, Director Executivo da AWS Iberia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.