A Amazon vai avançar com novos cortes de pessoal e desta vez uma das unidades mais afetadas será a de serviços cloud, que já representam 14% das receitas totais do grupo fundado por Jeff Bezos, de acordo com os dados divulgados no último relatório e contas da empresa.

Na Amazon Web Services, a companhia pretende cortar posições nas áreas de vendas, marketing e serviços globais. Vão ainda sair colaboradores da equipa de tecnologias das lojas físicas. O número total de saídas não foi revelado, a empresa só disse que será da ordem das centenas.

“Esta decisão é difícil mas necessária à medida que continuamos a investir, contratar e otimizar recursos para levar inovação aos nossos consumidores”, disse um porta-voz da AWS à BBC.

O mesmo responsável garantiu que a empresa vai continuar a contratar em áreas críticas para o negócio, sublinhando que mesmo nesta altura há várias posições em aberto na companhia e que a tecnológica está mesmo a tentar identificar algumas dessas oportunidades para quem vai ficar sem emprego.

Os novos cortes vão acontecer um pouco por todo o mundo, mas no que se refere à AWS estão previstos sobretudo para a zona de Seattle, quartel general da companhia.

No final do ano passado, a Amazon contava com 1,5 milhões de empregados entre trabalhadores a tempo inteiro e em part-time. O número não inclui subcontratados nem trabalhadores temporários.

Apple despede 700 funcionários depois do encerramento do projeto de carro elétrico
Apple despede 700 funcionários depois do encerramento do projeto de carro elétrico
Ver artigo

Já este ano, a companhia tinha anunciado despedimentos na Twitch, Prime Video e MGM Studios. Só na plataforma Twitch foi dada ordem de saída a cerca de um terço dos colaboradores (500).

Em março do ano passado, a Amazon anunciou o despedimento de até 9.000 colaboradores. Em janeiro já tinha previsto a saída de 18.000 pessoas, num movimento que teve de adaptar a dimensão da empresa a uma procura que foi normalizando após o fim das restrições da Covid-19.

No fim do ano, as contas apontavam para o despedimento de mais de 23 mil colaboradores da Amazon ao longo de 2023.