Adiantando-se em relação ao calendário definido pela SIBS para a integração de chips inteligentes em todos os cartões bancários, a American Express e o BCP apresentaram ontem o Blue, um novo cartão de crédito que integra a tecnologia smart card. Este é o primeiro cartão com chip inteligente a ser lançado em Portugal onde se espera conseguir 40 mil clientes até ao final de 2004.



O Blue pode ser utilizado no PC para autenticação em websites desde que o computador possua um leitor de cartões deste tipo. Através do chip instalado no cartão, o utilizador pode armazenar e gerir dados pessoais, tais como a identificação e autenticação perante websites que são controlados por uma password única. Estas funcionalidades são garantidas através dos sistemas ID Keeper.



Para utilizar o Blue em conjugação com um PC de acesso à Internet é necessário um Card Reader, um periférico que se instala em qualquer computador através da porta USB. Este pode ser adquirido aos balcões do BCP por 25 euros.



O pedido de adesão ao novo cartão pode ser feito em qualquer balcão do grupo BCP ou através do site da American Express, embora os documentos tenham de ser enviados através do correio. Até final de Janeiro de 2004 os utilizadores do Blue gozam de uma taxa promocional de 9,9% TANB e podem ter acesso a um período de crédito gratuito de 20 a 50 dias após a data de transacção.

Notícias Relacionadas:

2002-11-06 - NEC Computers e Wave Systems lançam PC doméstico seguro com smart card

2001-11-21 - MasterCard e Europay ultrapassam os 100 milhões de smart cards emitidos