Portugal apresenta níveis de Tecnologias de Informação per capita abaixo da maioria dos países da Europa Ocidental, revela estudo realizado pela Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica (Anetie) com o Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa.




Tendo como principais fontes a Visão Global de Junho de 2000 (INSAT), Mentor IT, IDC 2000 e o European Observatory foi Information Technology (EITO 2000), o "O Sector das Tecnologias de Informação em Portugal", nome do estudo, conclui que o hardware, apesar de ser o segmento maior, é também o que apresenta um crescimento menos relevante em relação ao software e aos serviços.



Os dados divulgados pelo EITO permitiram uma análise sobre a estrutura e dimensão do mercado das TI em vários países europeus – Aústria, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suiça e Reino Unido. Segundo esta análise, o hardware representa 40 a 60 por cento do mercado em quase todos os países analisados, exceptuando na Irlanda e em Portugal onde significa mais de 60 por cento e na França onde a percentagem fica abaixo dos 40 por cento.



O segmento do software, por seu lado, representa de 10 a 25 por cento do mercado nos países observados. Neste sector a Alemanha, a Bélgica e o Luxemburgo conseguem os valores mais altos, e a Suécia o mais baixo. Em relação aos serviços, estes rondam os 25 e os 40 por cento, menos na Irlanda onde a percentagem é menor e na França onde esta é superior a 40 por cento.



Portugal segue, segundo este estudo, uma tendência contrária à do resto da Europa onde os serviços e o software assumem mais relevância do que o hardware. Também as empresas e administração pública continuam a apostar nas áreas consideradas tradicionais, financeira, pessoal e comercial, apesar de se destacar algum investimento no comércio electrónico.



Notícias Relacionadas:

2001-10-25 - Anetie debate evolução das TIs em Portugal

2001-10-01 - Portugal continua na cauda da Europa em inovação tecnológica


2001-08-16 - ANETIE estabelece parceria com a IDC para aquisição de estudos
">

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.