O balanço final do Observatório do SIMPLEX 2006, criado pela ANETIE, foi hoje divulgado, com um apreciação positiva para a iniciativa governamental que cumpriu 80,8 por cento das medidas a que se tinha proposto, e 24 das 25 propostas consideradas cruciais por este observatório. A Associação de empresas de tecnologia e electrónica mostra-se “satisfeita com o resultado do Observatório do SIMPLEX 2006” e afirma por isso que não vai fazer o mesmo acompanhamento ao Simplex 2007, que foi recentemente apresentado pela Unidade de Coordenação da Modernização Administrativa.

O acompanhamento do Simplex 2006 tem vindo a ser feito pelo Observatório criado para o efeito dentro da associação que inicialmente se mostrou preocupada com a capacidade de execução das medidas alinhadas no pacote de modernização da Administração Pública. Terminado o primeiro ano do programa Simplex o Observatório “dá nota positiva ao trabalho desempenhado pela UCMA e pelos diversos organismos públicos empenhados na concretização das 333 medidas previstas”, pode ler-se no documento.

A avaliação é especialmente positiva nas 25 medidas que tinham sido eleitas pela ANETIE como cruciais face ao maior índice de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Destas apenas uma não foi executada, tendo 18 sido totalmente concluidas, enquanto outras 6 foram parcialmente realizadas, devendo estar concluidas até Junho deste ano.

“A ANETIE não pode deixar de se congratular, pela dimensão e pela qualidade do trabalho executado, bem como pela vontade expressa de continuar a prática reformista do Estado, como bem o traduz o programa do SIMPLEX 2007”,refere o documento enviado à imprensa.

Afirmando acreditar que o Observatório criado no âmbito da ANETIE “deu também um pequeno contributo para o resultado alcançado”, a associação desiste de continuar este trabalho durante o ano de 2007, até porque foi criado no Programa para 2007 um Painel de Acompanhamento formado por 5 pessoas.

Ainda assim o Observatório faz recomendações à Gestão do Simplex 2007, pedindo que seja dedicado um “especial esforço à medição do real impacto das diferentes medidas concretizadas”.

Notícias Relacionadas:

2007-01-26 - Simplex 2007 concentra esforços nas medidas de simplificação dos serviços ao cidadão
2006-07-02 - Entrevista: “É de todo o interesse garantirmos que as medidas são concretizadas e não fechadas na gaveta”
2006-05-02 - ANETIE estima em mais de 100 milhões de euros impacto económico de SIMPLEX