Após ter adquirido 49,5 por cento da AOL Europe pela quantia de 6,7 mil milhões de dólares (7,5 mil milhões de euros) a AOL Time Warner pretende agora vender pelo menos 4 mil milhões de dólares (4,5 mil milhões de euros) de títulos globais de modo a reduzir as dívidas a curto prazo que as empresas vão acumulando para financiar as suas operações diárias e pagar empréstimos.



De acordo com os dados divulgados pela agência de notícias Reuters, desde que a AOL Time Warner efectuou o negócio com o grupo alemão Bertelsmann para adquirir o capital remanescente da sua filial europeia que os analistas têm vindo a exprimir alguma preocupação com a sua flexibilidade financeira. Refira-se que o gigante da Internet está a considerar encetar mais processos de aquisição – em particular em relação a empresas de cabo – necessitando por isso de liquidez suficiente para reestruturar a sua parceria com a Newhouse que detém a editora Advance e a AT&T.



As acções da AOL têm vindo a descer entre as crescentes preocupações de fraco crescimento na sua unidade de Internet, onde a empresa está a tentar dirigir-se no sentido dos serviços de alta velocidade e afastar-se do mercado já maduro das ligações e da dependência da publicidade. Para já os analistas de Wall Street esperam que a AOL aumente a sua presença no sector do cabo.



Segundo a Thomson Financial Securities Data as empresas venderam cerca de 196,8 mil milhões de dólares de títulos (223 mil milhões de euros) no trimestre passado e as projecções dos analistas esperam que a tendência se mantenha ao longo de 2002.



Quanto à AOL, a empresa pode vender 5 mil milhões de títulos (5,6 mil milhões de euros) sob um programa que também abrange a sua unidade irlandesa AOL Time Warner Finance Ireland. De salientar que a AOL utilizou parte da sua linha de crédito e programa de títulos no valor de 7,5 mil milhões de dólares (8,5 mil milhões de euros) para financiar o negócio com a Bertelsmann, o que segundo a Reuters, faz com que neste momento a empresa tenha 1,2 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) de títulos e 2,6 mil milhões de dólares (2,9 mil milhões de euros) de empréstimos solicitados à linha de crédito.



Notícias Relacionadas:

2002-01-08 - AOL Time Warner adquire finalmente AOL Europe

2001-08-22 - AOL Time Warner confirma eliminação de mais postos de trabalho

2001-07-25 - AT&T e AOL em negociações para fusão dos seus negócios de TV por cabo

2001-07-24 - AOL investe 100 milhões de dólares na Amazon