A Apple, as crescentes vendas de equipamentos e os respetivos impostos (ou mais precisamente a sua falta de pagamento) voltam a ser notícia. Depois da questão com os tablets em França, a empresa da maçã enfrenta agora acusações de fuga ao fisco no Reino Unido.



O Daily Mail avança que a fabricante norte-americana terá pago "apenas" 10,3 milhões de libras (cerca 12,4 milhões de euros) em impostos sobre as suas vendas, que atingiram 6.000 milhões de libras (7.270 milhões de euros) no mesmo período.



De acordo com o jornal, as vendas totais no Reino Unido estão muito acima destes valores, estimando-se que as receitas do mercado britânico somem cerca de 10% dos perto de 100 mil milhões de dólares que a empresa terá registado mundialmente naquele ano.



Ao que indica o artigo, a Apple estará a usar duas subsidiárias "estrangeiras" (registadas na Irlanda e nas Ilhas Virgens), para contabilizar as vendas, no lugar de o fazer através de uma das três subsidiárias britânicas.



O Daily Mail avança ainda que esta não é uma prática exclusiva da Apple para o Reino Unido, uma vez que a empresa fará o mesmo nos Estados Unidos.



O caso da fabricante da maçã também não é único em "terras de sua majestade", com a Google e a Amazon a enfretarem acusações idênticas.




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé



Nota de redação: Corrigida a expressão "terras de sua majestade", tal como apontado por um dos nossos leitores.