A Apple continua a somar pontos na classificação das empresas a nível global. Depois de ter sido considerada a mais valiosa em bolsa, um lugar que ocupou por pouco tempo mas que lhe permitiu ultrapassar a petrolífera Exxon, a empresa suplanta agora a Coca-Cola como marca mais valiosa.

A classificação é do European Brand Institute, que aponta o valor da marca Apple nos 69,7 mil milhões de euros, num estudo que inclui mais de três mil empresas de 24 países.

O organismo, cujo estudo é citado pela Bloomberg, que coloca também a Microsoft em terceiro lugar, à frente da rival Google.

Esta é a primeira vez que o instituto baseado em Viena compila valores de ranking de marcas a nível global, e uma das conclusões da análise mostra que as marcas norte-americanas têm melhor performance do que as europeias em termos de valor. No top 10 das marcas só aparecem empresas baseadas nos Estados Unidos.

A marca europeia mais valiosa do ranking é a Louis Vuitton, da fabricante de produtos de luxo, que ficou em 15º lugar. A Nokia, que tinha ficado à frente da lista europeia em 2009 caiu para 14ª na Europa e 45º globalmente.

Escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico