A pouco mais de 24 horas de anunciar a sua nova aposta na área dos dispositivos, a Apple mostra que os seus resultados financeiros vão bem e recomendam-se.

Entre Outubro e Dezembro de 2009 - primeiro trimestre do seu ano fiscal - a fabricante da maçã conseguiu um lucro líquido de 3,38 mil milhões de dólares (cerca de 2,4 mil milhões de euros), num crescimento de 49,5 por cento face a igual período de 2008.

Já as receitas aumentaram 32 por cento, alcançando os 15,68 mil milhões de dólares (cerca de 11,13 mil milhões de euros). Estes resultados podem ser comparados com as receitas de 11,88 mil milhões de dólares e lucros líquidos de 2,26 mil milhões de dólares, ou 2,50 dólares diluídos por acção, conseguidos no ano passado.

A margem bruta foi de 40,9 por cento, comparado com os 37,9 por cento conseguidos há um ano. As vendas internacionais foram responsáveis por 58 por cento dos resultados do trimestre.

Em comunicado a empresa diz ter vendido 3,36 milhões de computadores Macintosh durante o trimestre, o que representa um aumento unitário de 33 por cento face ao ano passado. Já os 21 milhões de iPods comercializados no decorrer do trimestre não superaram os valores de 2008, representando uma quebra de oito por cento.

Destaque para a venda de iPhones que terá conseguido um crescimento de 100 por cento face ao mesmo trimestre de 2008, pese embora o facto de a empresa ter adoptado um método de contabilidade diferente do usado até então. Entre Outubro e Dezembro foram vendidos 8,7 milhões de telefones inteligentes da Apple.

"É surpreendente o facto de a Apple ser agora uma empresa acima dos 50 mil milhões de dólares", disse Steve Jobs, durante a apresentação de resultados. O CEO da Apple fez também questão de chamar a atenção para o lançamento do antecipado tablet. "Os produtos que planeámos para este ano são muito, muito fortes, e começaremos esta semana [amanhã] com um novo grande lançamento com o qual estamos muito entusiasmados", acrescentou Jobs.

Nota de Redacção: Corrigido o valor relativo ao número de iPhones vendidos.