A Apple terminou o trimestre decorrido entre Abril e Junho com um valor recorde de receitas, na ordem dos 15,7 mil milhões de dólares, face aos 9,73 mil milhões conseguidos no mesmo período do ano passado, o que representa um crescimento de 61 por cento. As vendas de iPads, iPhones e Macs deram os principais contributos para a boa performance da empresa no período.



As vendas de iPhones - que no período estreou a versão 4 - atingiram 8,4 milhões de unidades, num crescimento de 61 por cento face aos mesmos três meses do ano anterior. As vendas de Macs também avançaram, neste caso 33 por cento, para um total de 3,47 milhões de unidades comercializadas, ficando quase ao mesmo nível das vendas do iPad. O tablet da Apple chegou ao mercado neste trimestre e até final de Junho foi adquirido 3,27 milhões de vezes.



Entre os produtos mais emblemáticos da marca, o iPod continua no entanto a ser o que regista maior volume de vendas. Entre Abril e Junho foram vendidas 9,41 milhões de unidades de iPods, mesmo com um decréscimo de 8 por cento face ao trimestre anterior.



No que se refere aos lucros, a empresa fechou o segundo trimestre com resultados de 3,25 mil milhões de dólares, num crescimento de 78 por cento.



"Olhando para o quarto trimestre de 2010, esperamos receitas aproximadas de 18 mil milhões de dólares e ganhos por acção diluída de aproximadamente 3,44 dólares", antecipa Peter Oppenheimer, CEO da Apple, citado em comunicado.