A Apple comprou a Lala.com, a empresa de música online que tem deixado clara a existência de alternativas interessantes ao .mp3, disponibilizando o acesso a temas em streaming, de forma rápida e acessível a partir de qualquer local.


Detalhes como o preço a pagar pela Lala não foram revelados pelas empresas. A aquisição foi apenas confirmada por um porta-voz da Apple, Steve Dowling, que se limitou a anunciar o negócio, recusando-se a prestar mais esclarecimentos à imprensa, avança a Associated Press.

"A Apple compra empresas tecnológicas mais pequenas de tempos a tempos e geralmente não comentamos o propósito desses negócios ou os nossos planos", afirmou Steve Dowling, citado pela agência internacional.

A Lala é uma startup criada em 2006, em Silicon Valley, na Califórnia (EUA), que desenvolveu uma aplicação que permite comprar músicas para o iPhone, mas ao invés dos ficheiros serem descarregados para os telefones e aí ficarem armazenados, a reprodução é feita através de streaming de cada vez que o utilizador quiser ouvir a música em questão.

O que se compra é o direito a aceder a um tema - individualmente considerado - por tempo ilimitado. Cada música deverá custar 0,10 cêntimos de dólar, mas a aplicação ainda não se encontra acessível ao público.

Embora a qualidade de reprodução seja inferior à normalmente oferecida pelos ficheiros descarregados através do iTunes, o preço também é mais baixo e o streaming da Lala é muito mais rápido que o habitualmente providenciado por outros serviços na Internet, com o carregamento a demorar apenas alguns segundos.