A elevada concorrência no mercado de leitores de media digital está a motivar mais uma vaga de processos por violação de patentes de tecnologias entre a Apple e a Creative. Os processos poderão arrastar-se por meses nos tribunais norte-americanos.

A Apple, que lidera este mercado com os leitores iPod e o software iTunes, acusa a Creative de ter violado quatro patentes relacionadas com interfaces de utilizador e apresentação de ícones nos leitores de media digital. Por sua vez a Creative centra a sua queixa na utilização de um sistema de organização de músicas que está aplicado nos seus leitores Zen.

A intenção da Creative de processar a Apple já era conhecida há alguns meses, pouco tempo depois de ter sido atribuída à empresa a patente que define o seu direito de propriedade intelectual sobre esta matéria. O processo do fabricante asiático foi entregue no dia 15 num tribunal da Califórnia, no mesmo dia em que a Apple apresentou a sua queixa no círculo judicial de Wisconsin.

Ambas as empresas procuram indemnizações monetárias e a impossibilidade da outra empresa continuar a utilizar a sua tecnologia.

Notícias Relacionadas:

2005-06-24 - iTunes celebra primeiro aniversário na Europa com 50 milhões de downloads
2004-01-17 - Novo leitor digital portátil da Creative equipado com Windows Mobile