(Atualizada)
Entre os diversos processos judiciais que opõem a Apple e a Samsung por alegada violação de patentes, começa a ser julgado na próxima segunda feira um processo na Califórnia, o mesmo que já deu azo ao bloqueio da venda do Galaxy Tab nos Estados Unidos e depois do Google Nexus, mas que foram posteriormente suspensos.

Agora as empresas decidiram simplificar o processo e, a pedido da juíza, abandonaram algumas das queixas que mantinham para simplificar o trabalho do júri.

Lucy Koh, a juíza encarregue do processo, impôs um limite à Apple e à Samsung de 25 horas para apresentarem os seus casos, impedindo-as de mostrar mais de 125 provas. Mesmo assim o julgamento do caso pode arrastar-se por quatro semanas.

A Apple garantiu por isso que vai abandonar as queixas que tinha feito contra os telemóveis Acclaim, Nexus S e Sidekick da Samsung, enquanto a empresa coreana desistiu da reclamação relacionada com a patente 6.928.604, que alegava ser violada pelos produtos da companhia de Cupertino.

Este processo já se arrasta desde Abril de 2011, quando a Apple apresentou queixa contra a Samsung no tribunal de San Jose, numa das primeiras investidas legais na guerra de patentes que está instalada entre as duas empresas a nível global.

Ainda este semana houve desenvolvimentos nas batalhas legais, com o início do julgamento ontem na Austrália.

Já esta manhã um juiz em Dusseldorf acabou por dar razão à Apple na sua pretensão de que o Galaxy Tab 7 viola uma patente da empresa de Cupertino relativa a 2004. A decisão pode ter impacto a nível europeu para impedir a comercialização deste modelo, mas o mesmo juiz recusou uma acusação semelhante para o Galaxy Tab de 10 polegadas.

Recorde-se ainda que na semana passada um juiz britânico decidiu que a Apple tem de comunicar publicamente que a Samsung não copiou o design do iPad para desenvolver os seus tablets Galaxy.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com a informação entretanto revelada do desfecho do processo judicial em Dusseldorf.