A Apple entregou num tribunal da Califórnia norte-americano um pedido para um novo julgamento. Também quer uma injunção permanente, que impeça a Samsung de continuar a tirar partido das patentes que a empresa alega pertencerem-lhe.



O mega processo judicial que reuniu várias acusações de ambas as empresas terminou com um valor de indemnização a favor da Apple muito inferior àquele que a empresa tinha solicitado.



A fabricante pedia uma indemnização de 2,2 mil milhões de dólares. o tribunal acabou por fixar o montante nos 119 milhões de dólares, depois de uma primeira decisão mais generosa e de uma segunda análise aos dados, que reduziu o número de acusações válidas.



No início do processo a Apple alegava que a Samsung violava cinco patentes suas. A justiça deu-lhe razão em relação a duas patentes e considerou - na sequência das acusações apresentadas pela Samsung que também a Apple violara patentes da fabricante sul coreana, obrigando a Apple a indemnizá-la em 158 milhões de dólares.



Especialistas em patentes defendem que é pouco provável que o tribunal aceite o pedido de um novo julgamento, até porque ainda há margem para recurso em relação à decisão já conhecida e porque acontece o mesmo relativamente a outro processo que opõe as duas companhias.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico