Depois de vários avanços e recuos no projeto Titan, que estaria alegadamente encarregue de desenvolver o primeiro carro da tecnológica, a Apple pode ter colocado um travão definitivo na ideia.

Segundo apurou a Bloomberg junto de fontes não identificadas da empresa, centenas de colaboradores destacados para o projeto foram realocados ou dispensados das suas funções no seguimento da definição de novos objetivos para aquele departamento.

De acordo com a mesma publicação, o projeto Titan, como tem sido referenciado na imprensa, está agora focado no desenvolvimento de um sistema de condução autónoma que prepare o terreno para a Apple entrar no sector, seja através de uma parceria com uma fabricante ou da construção autónoma de um veículo. O sistema deverá ser apresentado em finais de 2017.

"Provavelmente não estavam dispostos a comprometer-se com certas questões de qualidade", justifica o analista Eric Paul Dennis do Center for Automotive Research, já que um produto menos conseguido poderia hipotecar a imagem que o público tem de outros produtos.

Uma das teorias que ganha força para o cancelamento deste projeto, diz respeito à ação de Bob Mansfield, um dos últimos homens que o liderou e alegadamente determinou que a Apple deveria afastar-se do fabrico de um automóvel de nome próprio e focar-se no desenvolvimento de uma plataforma tecnológica automóvel.

"Quando começaram a apurar os detalhes que tudo isto implicaria, provavelmente concluíram que se tratava de um problema difícil de transpor", comentou Eric Paul Dennis.