
A Apple e a Samsung voltaram à justiça na Alemanha. Em mais um episódio de uma saga que se traduz em vários processos, interpostos em diversos países pelas duas empresas. Desta vez foi a Apple que avançou com nova acusação contra a concorrente, por alegada violação de patentes suas em 10 modelos de dispositivos comercializados pela fabricante coreana.
No processo apresentado no tribunal de Dusseldorf - que num caso anterior já deu razão à Apple e obrigou a Samsung a levar a cabo mudanças no Galaxy Tab - a fabricante da maçã queixa-se de violação de propriedade intelectual relacionada com o design dos equipamentos da Samsung. São visados pela acusação modelos como o Galaxy S II e o Galaxy S Plus.
A informação do novo processo judicial foi confirmada à Bloomberg por um porta-voz do tribunal, que também adiantou que a Apple apresentou, além desse, mais um processo contra outros cinco modelos de tablets da Samsung.
A disputa entre a Apple e a Samsung já vai longa e nenhuma das duas empresas parece querer dar tréguas à concorrente. Ainda em meados de dezembro a Samsung acrescentava quatro novas acusações ao processo contra a fabricante do iPhone, correspondentes à violação de quatro patentes que cobrem várias áreas.
Uma das áreas visadas pela mais recente lista de acusações relaciona-se com processos referentes ao uso de emoticons, os bonecos usados para traduzir emoções nos serviços de troca de mensagens instantâneas.
Na queixa original da Samsung contra a Apple, a fabricante alega que a concorrente viola patentes suas relacionadas com tecnologias WCDMA para comunicações móveis de terceira geração (3G), usadas em dispositivos como tablets e smartphones.
A Apple queixa-se que a Samsung "copia descaradamente" os seus dispositivos, "desde o design às próprias embalagens".
Dias antes da apresentação das mais recentes queixas da Samsung na Alemanha tinha sido conhecida outra decisão judicial nos casos que opõem as duas empresas, num palco de batalha diferente. Um tribunal da San Jose, na Califórnia, recusava o pedido da Apple para bloquear as vendas dos smartphones e tablets Galaxy da Samsung nos Estados Unidos.
Os duelos entre Samsung e Apple na justiça estendem-se a mais países, como a Holanda ou a Austrália, onde a Apple já conseguiu proibir as vendas dos Galaxy, embora por pouco tempo. No total correm na justiça cerca de 30 processos em mais de uma dezena de países.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários