Numa altura em que o país procura reduzir a dependência das receitas de petróleo e gás através de um plano liderado pelo príncipe herdeiro conhecido como “Vision 2030”, Mohammed bin Salman anunciou os planos para construir, a partir do zero, uma nova cidade, na costa Norte do país, próxima do Mar Vermelho.

O projeto será financiado pelo governo saudita, pelo fundo soberano da Arábia Saudita e por investidores locais e internacionais e está previsto que ocupe 10 mil milhas quadradas, mais de 25 mil quilómetros quadrados, para o desenvolvimento da área urbana.

“Este lugar não é para pessoas convencionais ou empresas convencionais. Este será um lugar para os sonhadores do mundo", afirmou o governante na conferência Future Investment Initiative, em Riade.

“Neom vai ser construída do zero, num projecto feito de raiz, permitindo uma oportunidade única para ser distinta de todos os outros locais que têm sido desenvolvidos e construídos durante os últimos cem anos", referiu o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, citado pela Bloomberg.

Na próxima década, cerca de 5 milhões de jovens sauditas vão entrar no mundo do trabalho, criando uma necessidade urgente de criação rápida de emprego e projetos como a Neom vão ser direcionados para suprir essa necessidade.

Como parte do Vison 2030, o governo planeia reduzir o número de trabalhadores do sector público em cerca de 20%, assegurando que haja empregos suficientes no sector privado para acompanhar a procura.

A Arábia Saudita tem vivido algumas reformas, entre as quais o levantamento da proibição das mulheres conduzirem. O objetivo dessas reformas é “voltar ao que éramos: ao Islamismo moderado", defendeu o príncipe durante o evento.