O salão de Tecnologias da Informação e Comunicação que hoje encerrou depois de quatro dias na FIL, em Lisboa, apresentou ainda marcas da juventude do primeiro ano de experiência, embora à partida o saldo tenha ficado dentro das expectativas cautelosas que haviam sido definidas pela organização. A área profissional foi talvez a mais afectada, com público escasso, sobretudo nos primeiros dois dias da feira.

Os números da FIL indicam que nos três primeiros dias do evento o SITIC recebeu cerca de 20 mil visitantes, sendo esperados mais 10 mil no Domingo, o que permitirá atingir os 30 mil inicialmente previstos.

Vanda Jesus, directora da feira, adiantou ao TeK que na área profissional foi dada entrada a 6000 visitantes, entre quinta e Sábado, dia de encerramento desta zona do SITIC. De acordo com esta responsável, o Sábado terá sido o dia mais movimentado na área profissional.

A reportagem do TeK na quinta e sexta-feira tinha permitido perceber que a área da exposição reservada aos profissionais estava com pouco movimento de visitantes, que levou inclusive ao cancelamento de uma série de eventos previstos para o palco central instalado nesta zona.

A área profissional tinha um acesso condicionado a visitantes com convite profissional, ou bilhete para esta zona, evitando o acesso de visitas de estudo e consumidores finais, já que o conceito passava por promover as relações de negócios, em contactos one-to-one e workshops.

O escasso movimento de visitantes nos dois primeiros dias – 5ª e 6ª, que supostamente seriam os mais fortes a nível profissional, deixou alguma desilusão entre os expositores, que transmitiram ao TeK o seu desalento, face aos investimentos realizados na feira, embora bastante mais reduzidos do que em eventos anteriores de TIC, como a Inforpor e a Comtec.

Em termos de expositores esta era também uma área com menor dinâmica de feira, promovendo-se mais a demonstração de produtos e a possibilidade de contactar com clientes ou interessados, mas as novidades eram também escassas, apostando as empresas mais na mostra das soluções já em carteira.

Notícias Relacionadas:
2006-11-03 - Soluções educativas ocupam lugar de destaque no SITIC
2006-11-02 - Sistemas de Informação assumem maior peso no SITIC