O balanço referente ao mês de Maio, efectuado pelo AntiPhishing Working Group, revelou que o número de ameaças de phishing aumentou em 260 por cento face ao período homólogo do ano passado.


Ao todo foram contabilizadas 20.109 ameaças - face a 3.326 mil em Maio de 2005 -, um valor recorde desde a criação do grupo em Novembro de 2003.


O número de sites maliciosos controlados por hackers também atingiu valores inéditos no mesmo mês - 11.976 endereços - contra os 11.121 contabilizados em Abril.


Os dados publicados pelo grupo revelam que em média estes sites ficaram online por cinco dias, enquanto que uma página controlada por hackers manteve-se disponível durante o mês inteiro, tendo sido o mais longo registo de actividade de phishing de Maio.


No mesmo mês foram 137 as empresas que viram os seus nomes envolvidos nos ataques - mais 45 do que no mês anterior -, outro número inédito, já que o valor mais alto registado até aqui tinha sido em Dezembro do ano passado, com 121 entidades registadas.


O alvo preferido pelos hackers continua a ser o sector financeiro, que contabiliza 92 por cento das ameaças, seguindo-se os ISPs com 3,6 por cento.


Os Estados Unidos lideram a tabela dos países que mais origina ataques phishing, com 34,1 por cento, seguindo-se da China com 15 por cento, Coreia do Sul (8,17 por cento) e França (3,94 por cento).


Este tipo de ameaças é muito utilizado pelos hackers que enviam milhões de e-mails falsos, que parecem vir de sites populares ou de empresas de confiança dos utilizadores, tais como bancos ou empresas de cartões de crédito.


Essas mensagens electrónicas, por parecerem reais, convencem muitas pessoas que, acreditando na legitimidade dos e-mails respondem às solicitações de revelar o número do cartão de crédito, passwords, informações de contas bancários ou outras informações pessoais.

Notícias Relacionadas:

2006-07-31 - CGD avisa clientes de homebanking para novo ataque de phishing

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.