A AT&T vai comprar a T-Mobile norte-americana, filial para aquele país do grupo alemão Deutshe Telekom. Vai pagar pelo negócio, já acordado entre as partes, 39 mil milhões de dólares (27,5 mil milhões de euros) e garantir com a operação a liderança do mercado móvel nos Estados Unidos.



Actualmente o mercado norte-americano de comunicações móveis é dominado pela Verizon Wireless, que com o acréscimo de 34 milhões de clientes agora garantido pela AT&T, perde essa condição.



A AT&T, por seu lado, aumenta o número de subscritores para 129 milhões, contra os 102 milhões da Verizon, somando ambas uma quota de 43 por cento do mercado móvel norte-americano.



Vale a pena sublinhar que a T-Mobile é o quarto maior operador dos Estados Unidos, uma posição apetecível e que terá valido à casa-mãe outras manifestações de interesse na sua aquisição.


A Sprint Nextel também terá negociado com a Deutshe Telekom, mas a AT&T acabou por chegar a acordo primeiro.



O negócio é o maior protagonizado pelo sector desde 2004 e para se concretizar precisa do aval dos reguladores, um processo que os analistas já antevêem longo. A própria AT&T estima que a aprovação do negócio demore cerca de um ano.