O Interactive Advertising Bureau (IAB) - uma associação que se dedica a maximizar a utilização e a eficácia dos anúncios na Internet - e o ABC Interactive Audits (ABCi) - uma empresa de auditoria na Internet - anunciaram ontem um acordo mediante o qual vão disponibilizar gratuitamente uma lista de spiders e robots de Internet.




O objectivo deste acordo é melhorar a forma de medir a visualização de páginas de Internet, ou tráfego nos sites, e também o número de exibições dos banners publicitários. Com a lista as empresas pretendem terminar as disputas entre as empresas de conteúdos e publicidade na Internet sobre a liderança em termos de acessos, já que esta é muitas vezes baseada em diferentes critérios.



De acordo com o comunicado conjunto das duas entidades, a lista vai ser actualizada mensalmente e os membros da associação IAB poderão usá-la gratuitamente, assim como os clientes da ABCi. O comunicado refere ainda que este é o terceiro passo numa série de recomendações que a IAB vem a emitir acerca da publicidade na Internet e que culminará com uma lista de directivas a publicar no final do ano.




A ABCi mantinha uma lista de robots de Internet desde Maio de 1995, compilada de mais de 8 mil auditorias e 200 biliões de transacções, afirma a empresa. Para manter esta lista actualizada a ABCi sugere que outras entidades possam indicar mais agentes activos na Internet que criam tráfego nas páginas.




Os spiders e robots são agentes usados para pesquisar a Internet de forma automática em busca de informação. São usados por motores de busca, para reunir informação de navegação offline, identificar a mudança dos conteúdos ou analisar a performance dos banners nas páginas. A multiplicação de agentes a navegar na Internet torna difícil aos sites distinguir actualmente entre as suas visitas e a de consumidores, deturpando assim os resultados das medições de audiências.

Notícias Relacionadas:

2001-10-15 - Reino Unido vai ter regras para a aquisição de publicidade online

2001-10-09 - Agências de publicidade online estabelecem normas para Web bugs

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.